quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Festival de Circo do Brasil!

Ruas, praças, teatros, lonas improvisadas... Tudo se torna arte! Qualquer lugar pode virar picadeiro na 7ª Edição do Festival de Circo do Brasil, que acontece no Recife e em Olinda, de 12 a 23 de outubro. Na programação, artistas brasileiros e internacionais, de países como Itália, Bélgica, Espanha, França e Argentina.

Quatro módulos compõem o festival: 

Espetáculos: Inclui as grandes atrações nacionais e estrangeiras - em teatros, lonas e espaços alternativos, a preços acessíveis; 
Intervenções Urbanas: Esse módulo tem o acesso gratuito e é formado pelos espetáculos em espaços públicos, como praças e parques da cidade;
Fomento: Reúne sete oficinas gratuitas e palestras abertas ao público, realizadas em pontos de cultura, além de exposições e lançamentos de publicações e vídeos, bem como o espaço para apresentações das Escolas de Circo Social; e
Circulação. Agrupa as turnês com grandes atrações.

Três grupos virão da Itália para participar do evento: Teatro Necessário, Five Quartet Trio, Giullari Senza Frontiere. Este último marca o início do diálogo do Festival com o meio acadêmico: os artistas se apresentarão no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e depois vão conversar com os estudantes de artes cênicas, num esforço para fomentar a arte circense no estado.

Também estão na programação um grupo da Bélgica, a Cie Circoncentrique; um da França, Aurélia Thierrée; dois da Espanha, Adrian Schvarzstein e Trio Elegance. Da Argentina, vem o Circo Eguap.

Do Brasil, seis representantes, sendo três de Pernambuco. La Mínima, Banda Mirim e Os Fabulosos são os nacionais. Os locais são Duas Companhias, com o espetáculo Divinas; Cia animé, com As Levianas em Cabaret Valdeville, e Cia Brincante de Circo, com a montagem Quatro.

Lançamentos
Na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, no dia 20, dois livros serão lançados: “Respeitável Público... O Circo em Cena” (Edições Funarte), de Ermínia Silva, estudiosa do circo no Brasil; e "Palhaços do Nosso Povo", de Maria Lulú e Monique Franco, com orientação de Clerouak. 
Será aberta a exposição de fotos da trupe Giullari Senza Frontiere (Palhaços Sem Fronteiras), que viaja o mundo para levar alegria a regiões arrasadas pela guerra e pela miséria.

No dia 21, haverá pré-estreia do filme "O Palhaço", de Selton Mello. Diretor, elenco e convidados conversam com o público no final da sessão.

Para saber a programação completa do festival, basta clicar aqui.

Outras informações no Festival de Circo do Brasil.

Postado por Gleyson Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário