terça-feira, 8 de novembro de 2011

Festival Internacional de Teatro de Objetos

Você já ouviu falar da “modalidade cênica” teatro de objetos? Nascida na Europa dos anos 70, nela, objetos viram de maneira lúdica e inteligente personagens de suas histórias. Um saca-rolha gigante se transforma numa graciosa bailarina; leques imitam o traquejo de pavões; chaleiras e xícaras valsam; uma torneira vira fielmente a representação de um velhinho chorando; numa diversão garantida para a imaginação de crianças e adultos. O público do Recife poderá vivenciar essa experiência única entre os dias 11 e 13 de novembro quando o Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO) chega a Pernambuco, primeiro estado do Nordeste a receber o evento, ocupando uma grande estrutura montada especialmente no Marco Zero (bairro do Recife Antigo). O FITO é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-PE / FIEPE). O acesso é gratuito.

Em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País -, já foi visto por mais de 115 mil pessoas de seis cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT) e Manaus (AM). Aqui no Recife – cidade natal da idealizadora do projeto, Lina Rosa Vieira – a expectativa é grande. “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica Lina. Para envolver o público da cidade dentro do universo da brincadeira a que se propõe o festival, cinco bailarinas-saca-rolhas gigantes, com três metros e meio de altura, poderão ser vistas nos principais pontos da cidade.

Pouco explorada no Brasil, o teatro de objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Nos três dias, 13 grupos oriundos do Brasil, Argentina, Holanda, Espanha, Israel, Bélgica, Itália e França realizarão mais de 60 apresentações, que têm classificação livre, 12 anos e adulto. O festival funcionará das 16h30 às 22h na sexta, e a partir das 16h30 no sábado e domingo. Entre os destaques da edição recifense, performance de Naná Vasconcelos, que apresenta “Pinipan”, esquete especialmente elaborada para o Festival Internacional de Teatro de Objetos, no qual utiliza pinicos e panelas para fazer música; e o mestre performático Tom Zé, que mostra, no sábado (12), o show Música/Contramúsica.

Além das apresentações, o público poderá conferir duas oficinas e uma palestra que também serão oferecidas gratuitamente. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever entre os dias 17 de outubro e 04 de novembro, das 10h às 12h e das 15h às 17h, na Casa da Indústria. Já para a Conferência Internacional, não é preciso fazer inscrição. Com capacidade para receber até 200 pessoas, a palestra acontecerá no dia 9 de novembro, às 19h, na Casa da Indústria.

ESTRUTURA - Para abrigar o FITO, uma estrutura cenográfica especial, além de teatros climatizados, quatro minissalas de espetáculos e cenografia interativa, será montada no Marco Zero da cidade. O ambiente terá cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas, e duas com menor capacidade.

FITO na internet: Acompanhe o Festival pelo Facebook (/fitofestival) e pelo Twitter (@fitofestival) – onde as ações serão postadas em tempo real. Já a programação completa pode ser conferida no site.

Oficinas – De 7 a 11 de novembro, das 9h às 13h, o espanhol Jaime Santos, da Cia. “La Chana Teatro”, ministra a oficina “Introdução ao Teatro de Objetos”. O objetivo do minicurso é desenvolver, junto aos alunos, caminhos para a criação de uma dramaturgia para o Teatro de Objetos através de exercícios práticos. A outra oficina, “Objetos: Intervenção Pedagógica”, ministrada pela francesa Katy Deville, da Cia. Theatre de Cuisine, acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, das 14h às 18h (como programação antecipada). Katy Deville faz parte da primeira geração do Teatro de Objetos e, trinta anos depois, ela revisita a história e lendas da arte. Serão oferecidas 20 vagas para cada um dos cursos.

Conferência – A Conferência Internacional “O Teatro de Objetos e a sua utilização” também será ministrada pela francesa Katy Deville, no dia 9 de novembro, às 19h, na Casa da Indústria. A palestra terá três horas de duração e capacidade para receber até 200 pessoas.

Apresentações – Na sexta-feira (11/11), primeiro dia de evento, a partir das 16h30, será apresentado mais de 20 espetáculos. Com destaque especial para a performance “Pinipan”, do pernambucano, reconhecido mundialmente, Naná Vasconcelos, que acontece às 19h10. No sábado (12/11), as 22 apresentações começam a partir das 16h30; com a programação sendo encerrada em grande estilo com show do baiano Tom Zé “Música/Contramúsica”, às 22h. No domingo, os 13 grupos se apresentam a partir das 16h30, com destaque para o duo de performance de Naná Vasconcelos e o grupo paulista XPTO, que se apresentam às 17h40.

Desfile Performático – Na abertura e no fechamento do FITO, o público vai assistir à apresentação de Naná Vasconcelos e o grupo XPTO, que virá com todos vestidos de cozinheiros e tocando móbiles feitos com panelas e bacias de cozinha. Além de objetos gigantes que estarão espalhados pelo espaço, fazendo evoluções. Dentre eles, uma pistola irá rodopiar e disparar balas-guloseimas coloridas; um isqueiro aceso será perseguido por um extintor; uma camiseta será paquerada por um ferro de passar que solta fumaça ao tocar nela.

Cenografia Interativa – Objetos em contato com o público, como bailarinas em formato de saca-rolhas gigantes que rodopiam manipulados por cordas; móbiles feitos com relógios e cadeiras, que fazem referência ao tempo.

FITO Mostra Viva - Performances curtas realizadas por atores em quatro minissalas para pequenos grupos. Depois que a performance é finalizada, o ator explica ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convida alguns espectadores a participar da cena.

FITO Feira - Mostra de objetos interessantes ou inusitados, além de antiguidades, que poderão ser adquiridos pelos visitantes.

Foto FITO – Espaço interativo cenográfico onde o público é fotografado ao ‘bailar’ com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus para que o visitante “dê a cara” que prefere ao sei parceiro de dança. O visitante leva para casa como lembrança a foto impressa.

Stand SESI/ FIEPE – Aqui, o visitante poderá conferir obras de arte e performances feitas a partir de objetos da indústria.


E então, vamos curtir esse festival?

Nenhum comentário:

Postar um comentário