sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cadê a meia?


Mas é a meia entrada!

Como todos que visitam o ‘Recife na Faixa’ já sabem, nossa proposta é falar de diversão boa e com preço acessível ou mesmo gratuita. Dentro desse grupo estão as meias entradas e listas vip. Então vamos falar  um pouco mais sobre o que essas ofertas representam.

É um assunto ainda controverso, muitos estabelecimentos dizem estão respeitando a lei, mas o que acontece não é isso. Há algum tempo, a meia-entrada deixou de ser 50% de desconto no preço de ingressos para estudantes. Isso mesmo! Meia entrada é lei, o Governo Federal lançou uma medida provisória de nº 2.208/01 e em Pernambuco temos a Lei Estadual de nº 10.859/93 que garantem a meia entrada para estudantes.

Porém o que os amantes da noite encontram são “descontos” irreais que não enganam ninguém. Geralmente, o que tem acontecido é a cobrança do dobro do preço real, para compensar a venda de ingressos pela metade do preço.

Sendo assim, quando nós estudantes pagamos a meia entrada, na verdade estamos pagando a entrada integral, só que de forma camuflada. Lembrando também que nem o Governo Federal, nem o Estadual, tem uma política de incentivo, como desconto de impostos, por exemplo.

Em algumas boates esse número é bastante reduzido ou fictício, pois mesmo chegando antes do início do evento, na abertura dos portões, ao chegar no caixa o funcionário informa que as entradas para estudantes acabaram, e as opções são: pagar o valor cheio ou voltar para casa.

O que nos deixa intrigados é que essas entradas não são vendidas antecipadamente, e após você pagar o valor cheio da tarifa e entrar no estabelecimento se depara com a boate com 10 ou 15 pessoas e o local tem capacidade para 500. Então fica a dúvida, como pode ter acabado se o lugar acabou de abrir e não tem ninguém?

Em vários sites das boates podemos observar isso:

Sem falar nos shows, que o preço é dividido apenas pela proximidade do palco, ou seja, quanto mais perto mais caro, se quiser é assim, se não quiser não vai.
Isso vem se agravado muito com os sites de compras coletivas. O site oferece a promoção com o valor geralmente sugerido a estudante, ou seja, você não precisa ser estudante, é só comprar pelo site. E será que vamos encontrar na bilheteria do evento o ingresso para estudante? Certamente, estará esgotado.

Fato super comum hoje em dia é a existência das listas Vip’s para entrada gratuita ou com desconto em boates e demais espaços destinados a shows. O que os organizadores não divulgam é o que essas listas realmente representam para quem insere seu nome nelas.

O fato de existirem listas de desconto ou entrada free acaba por penalizar não só quem se deu ao trabalho de enviar seu nome, mas também aqueles que desconheciam a existência dessa promoção.

A partir do momento em que esses estabelecimentos ofereceram a possibilidade de  entrada com desconto mediante a chamada “lista Vip”, começaram a ser notadas algumas sacanagens, como  abrir as portas pouquíssimos minutos antes do horário limite para entrada gratuita ou com desconto. Provocando, muitas vezes, irritação nos demais freqüentadores que eram obrigados a ficar em filas desnecessárias.

Tal atitude também provoca desgaste da imagem do estabelecimento perante os freqüentadores que inseriram seu nome na lista e foram obrigados a permanecer durante muito tempo numa fila, para ao final disso não obterem o desconto que lhes foi prometido, uma vez que, devido ao volume de pessoas, não conseguiram entrar a tempo.

Devemos ressaltar aqui e pontuar positivamente a postura da AUDREY, que disponibiliza funcionários para atenderem, ainda na fila, os clientes que tem direito a desconto, coisa que a THE PUB não fazia.

Até agora falamos das péssimas praticas, porém os cinemas conseguiram manter a meia entrada.  Em todos os cinemas da cidade essa prática pode ser vista, felizmente, a lei é cumprida. Então por que todos os eventos não fazem o mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário